quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Impressões (digitais)

(resposta ao comentário da Marta e às perguntas que vocês ainda não fizeram!. Ah! Já agora, muito obrigada a todos pelos comentários, é muito fixe ler-vos aqui deste lado do mundo! Da nossa parte vamos continuar a esforçar-nos para não postar mais fotografias do casal, eheheheh!).

Eles & elas: As mulheres são bonitas, dentro do género asiático (baixinhas, estreitinhas e, digamos, lisas!). São magríssimas - as manhosas! - sempre de saltos altos e fininhos, bem maquilhadas, super produzidas! A moda são uns micro-calções com meias (geralmente pretas e grossas) acima do joelho e uns sapatos de salto muito alto; como elas têm umas pernas super finas - as embirrantes! - o conjunto fica bastante engraçado! Os cabelos são sempre compridos e, embora soltos, estão sempre ligeiramente ondulados, de modo a "bambolearem" ao ritmo dos passos. Eles também se produzem bastante - geralmente o cabelo é espetado e grande, qual personagem de manga! - e a roupa é sempre muito escura (calças pretas, blazers pretos, eventualmente camisa branca). Ambos - eles e elas - estão sempre agarrados aos telemóveis (super fininhos, high-tec), mas mais a mandar mensagens (ou jogar) que a falar. Ah, e confirma-se que, tal como nos filmes, atendem o telefone com "mushi-mushi"!

Comida: muito boa e muito barata (não sei de onde vem o mito do Japão ser caro, mas só pode ser de alguém que nunca foi a um país nórdico europeu!). Já comemos sushi - bastante bom e ao mesmo nível do que se come aí, há que dizê-lo! -, uma carne que se grelha num mini fogareiro de mesa, bastante saborosa e suculenta, e um prato de arroz com "todos" (algas, cogumelos, ovo, rebentos de soja, verduras, etc...), que se come tudo misturado e tem um sabor tipicamente japonês (ou seja, bom!). A cerveja e o saqué também não desmentem!!!!

Lojas: há para todos os gostos, de Louis Vitton a Zara. Os preços parecem-me iguais aos daí (ou mais baixos!) mas ainda não me dediquei a sério a ver roupa, vou guardar-me para Tóquio.

Avenidas, ruas, carros: a limpeza é incrível; os carros e até, pasmem-se, os camiões, brilham: as jantes reluzem, os vidros não têm um mosquito, os pára-choques não têm um risco que seja e as amolgadelas devem ser uma bactéria do ocidente. No metro pode-se comer no chão, as ruas dos bares e restaurantes conseguem - ao fim da noite, quando os 8 milhões de habitantes de Osaka já foram dormir - ter duas ou três beatas no chão. O trânsito é silencioso, os carros deslizam (terão motor?) e ninguém apita. A única excepção são as casas de jogos - flippers e slot machines - onde o barulho é ensurdecedor.

Os japoneses não falam nada de inglês mas, se nos virem a olhar para um mapa vêm logo tentar ajudar! São muito cerimoniosos - o cumprimento com vénia chega a ser constrangedor, dá vontade de lhes dizer "deixe lá isso, homem, não é preciso!" - e extremamente delicados. Por falar em delicadeza, as mulheres têm uma voz fininha, de criança, e falam como se nós estivéssemos a perceber tudo (há pouco, no museu de arte moderna, terão dito o equivalente a: "pode comprar o bilhete naquela máquina, depois volta aqui para entrar na exposição, na primeira sala tem a mostra de arte dos anos 60 e 70, na segunda dos anos 80 até agora. Muito obrigada ("arigato" - esta eu percebo!) e volte sempre!").

Em suma: o país é fantástico, todos os dias dou por mim a pensar "estou no Japão!" e ainda não acredito muito bem! Acho que podia viver aqui.

Amanhã vamos para Quioto, até já!

3 comentários:

Unknown disse...

huumm, bela descriçao!! só nao digo que estou impressionada com o texto porque enfim, nao seria de esperar outra coisa!! beijinhos

PºG disse...

pois m., as palavras ainda valem por muitas imagens :) fixe assim texto mais fotos, fica fantástico. Prá proxima vez nós aqui deste lado subsidiamo-vos a viagem, tal é a eficiencia...

Teka disse...

Bolas, bolas, bolas, parece que estamos aí desse lado também!
Belíssima reportagem!

Fico ansiosa pelo próximo post!